Você tem o hábito de parar no final de cada ano para uma reflexão do ano que esta se encerrando, buscando uma versão melhor de si mesmo no próximo?
O fim do ano é sempre um bom momento para essa pausa, por representar o encerramento de um ciclo. Se você não tem esse hábito, recomendo que experimente, mesmo com a correria do final do ano. Proponho reservar um momento para, em um local tranquilo sem interrupções, refletir sobre o que você viveu neste ano e te fez crescer, o que você quer fazer no próximo ano, que obstáculos e fantasmas precisa reconhecer e enfrentar para poder crescer e assim por diante.
Desde que abri a R2M Consultoria e Capacitação há 7 anos atrás, confesso que todos os anos, nesta semana entre o Natal e o Ano Novo tiro de 1 a 2 dias para ir para o meu escritório que fica aqui em Botucatu/SP onde resido, para analisar e refletir sobre as estratégias e os números das demandas atendidas no ano de cada solução que oferecemos ao mercado (capacitação, palestras, consultorias, mentorias e aulas nos MBAs), a precificação e rentabilidade das mesmas, e os acontecimentos do ano (novos eventos interessantes, insights, contatos interessantes, iniciativas, etc), além do SWOT (ferramenta para olhar para dentro de si e analisar seus pontos fortes, pontos de melhoria e olhar para o mercado e verificar as oportunidades e ameaças para 2024) fazendo uma reflexão do que foi bom e podemos repetir, do que não foi muito bom e devemos abortar no próximo ano e o que iremos oferecer de novo, para atender as mudanças do mercado e dos clientes dos mais variados segmentos do Agro (máquinas, insumos, nutrição animal, saúde animal) nos fabricantes, cooperativas e revendas. Também faço a mesma análise e reflexão para a AgGateway (entidade global de agricultura digital, sem fins lucrativos, focada na interoperabilidade de dados para a agricultura).
Essa reflexão vai muito além somente de uma lista de desejos para o ano novo. Elas nos ajudam a olhar para as nossas causas e entender que papel queremos ocupar no espaço que nos cabe, para então traçarmos os planos para enfrentar 2024 e as complexidades que certamente virão.
Espero que este artigo lhe tenha ajudado a se convencer de criar este novo hábito a partir deste ano.
Muito sucesso e boas reflexões, Loyola (*)
(*) CEO R2M Consultoria e Capacitação, especialista em vendas e marketing no Agronegócio.
Para maiores informações sobre como a Consultoria R2M pode ajudar a sua empresa a obter melhores resultados em vendas, marketing, gestão de clientes ou acesso ao mercado no Agronegócio, entre em CONTATO e agende uma conversa com um de nossos consultores.