O DESAFIO DA LIDERANÇA ESTRATÉGICA


Qual é o seu desafio de liderança estratégica?

Você é responsável por liderar o desenvolvimento de produtos ? A crescente participação de mercado? Impulsionando a transformação digital em parte da organização? Você está ajudando sua organização a enfrentar os impactos causados pela passagem da COVID 19?

Muito se fala da importância da estratégia nas organizações de hoje. Uma estratégia bem elaborada e bem implementada e os melhores pensadores estratégicos são vistos como essenciais para o sucesso de uma organização a longo prazo. Mesmo assim, gerentes e executivos muitas vezes lutam para mover a estratégia além de definir uma direção ou metas e em direção a um processo contínuo de transformação e sustentação da organização.

A função de líder estratégico requer habilidades e perspectivas diferentes daquelas exigidas pelas funções de liderança operacional do dia a dia.

O papel do líder estratégico se destaca de 3 maneiras:

A liderança estratégica tem um escopo amplo.  As decisões estratégicas impactam áreas fora de sua área funcional, unidade de negócios ou até mesmo da organização. Um líder estratégico eficaz vê a organização como interdependente e interconectada, de modo que as ações e decisões em uma parte da organização são realizadas com seu impacto em outras partes da organização em mente. A liderança operacional não se estende necessariamente tão longe.

A liderança estratégica é focada no futuro.  O trabalho estratégico ocorre por longos períodos de tempo. O líder estratégico atua com um cronograma de longo prazo, integrando resultados de curto prazo e foco de longo prazo. Nem toda liderança requer uma visão de futuro para ser eficaz. Líderes operacionais muito bons gerenciam as funções do dia-a-dia com eficácia e são qualificados para trabalhar com pessoas para garantir que os objetivos de curto prazo sejam alcançados.

A liderança estratégica é orientada para a mudança.  O líder estratégico geralmente é um impulsionador da mudança organizacional. O impacto de suas cascatas de trabalho ou ondulações em toda a organização. A liderança operacional eficaz não institui necessariamente uma mudança organizacional significativa. Por exemplo, atingir as metas do trimestre pode exigir que sua equipe trabalhe bem em conjunto – uma importante tarefa de liderança – mas não necessariamente exige mudanças.

Os líderes seniores que procuram melhorar sua liderança estratégica devem olhar além do processo de definição da estratégia para o que vem a seguir, perguntando a si mesmos as seguintes perguntas:

  • Em que preciso prestar atenção?
  • Como faço para implementar?
  • Como posso orquestrar os vários esforços e táticas em um todo estratégico?
  • Como posso contribuir para a liderança organizacional?

Para se tornar um líder estratégico, você deve se engajar nos seguintes 3 comportamentos:

  • Pense estrategicamente – comece entendendo a relação complexa entre sua organização e seu ambiente. Usando esse conhecimento, você pode tomar decisões que facilitam o sucesso duradouro de sua organização.
  • Aja estrategicamente – tome medidas decisivas consistentes com a direção estratégica de sua organização – apesar da ambigüidade, complexidade e caos.
  • Influencie estrategicamente – construa o compromisso com a direção estratégica da organização, convidando outras pessoas para o processo estratégico, forjando relacionamentos dentro e fora da organização e utilizando a cultura organizacional e os sistemas de influência.

Fazendo as perguntas certas para ter sucesso como líder estratégico

Fazer as perguntas certas – e voltar a elas para reavaliar as respostas e descobrir novos insights – é uma forma de líderes eficazes alinharem e executarem a estratégia.

Precisamos aprender a fazer uma série de perguntas-chave, incluindo:

  • Quais são os 2 ou 3 principais motivadores onde devemos investir nossos recursos, tempo e energia?
  • Temos estratégias de negócios alinhadas com nossos principais motivadores?
  • Temos as capacidades organizacionais que nos permitem executar as estratégias de negócios?
  • Temos bons processos e diálogo para lidar com prioridades conflitantes?
  • Estamos prestando atenção às dimensões cognitivas e emocionais da mudança de liderança?

É um equívoco comum que liderar estrategicamente significa fazer a escolha certa na hora certa. A estratégia de criação é mais um processo de descoberta do que uma questão de escolher entre um conjunto de opções em um determinado momento. As perguntas acima ajudam os líderes a se engajarem nesse processo de descoberta e melhorar sua capacidade de pensar, agir e influenciar estrategicamente. 

Ser um líder estratégico envolve descobrir as poucas coisas-chave que sua organização precisa fazer bem e pode fazer bem para se diferenciar dos concorrentes. A descoberta requer disciplina e um compromisso com o aprendizado contínuo em toda a organização.

Ao reconhecer as oportunidades de se tornar um líder estratégico melhor e encontrar maneiras de colocá-las em prática, você pode desempenhar um papel crítico no apoio ao sucesso de longo prazo da sua organização.

Esperamos ter contribuído com algumas dicas e insights para o seu desenvolvimento como líder estratégico, desejando muito sucesso. Gde abraço, Loyola (*)

(*) Fundador e CEO da R2M Consultoria & Capacitação, Especialista em Vendas e Marketing no Agronegógio, Diretor Regional para a América Latina na entidade AgGateway e professor MBA em Agronegócios pela USP/ESALQ e ESPM.

Gostaria de convidar a todos para curtir a página da Ready2Market – R2M no Facebook (R2M Consultoria), Instagram (r2m_consultoria) e Linked In (R2M Consultoria) e acompanhar as novidades do mercado agro com artigos e matérias relacionadas a Vendas & Marketing, oportunidades de emprego do mercado. Me coloco à disposição através do e-mail: r2m@ready2market.com.br ou telefone +55 14 98221-3029.

Vamos conversar?

Para maiores informações sobre como a Consultoria R2M pode ajudar a sua empresa a obter melhores resultados em vendas, marketing, gestão de clientes ou acesso ao mercado no Agronegócio, entre em CONTATO e agende uma conversa com um de nossos consultores.